terça-feira, 28 de julho de 2009

Simone

Hoje falámos da percepção das coisas, do intangível e do infinito abismo da nossa alma. Submissões, sexo e mulheres. Lembrei-me da minha amiga Simone e de quanto ela me influenciou. De quanto as suas palavras me influenciaram. O efeito que teve em mim pareceu-me mais forte do que qualquer outra coisa. Ainda hoje parece. Gostaria mesmo de a ter conhecido.

«É raro a cumplicidade feminina chegar a uma verdadeira amizade; as mulheres sentem-se mais solidárias do que os homens, mas no seio dessa solidariedade não se supera uma em relação à outra; juntas, voltam-se para o mundo masculino, cujos valores cada qual busca açambarcar para si. As suas relações não se constroem sobre a sua singularidade, mas são imediatamente vividas na sua generalidade e, com isso, introduz-se desde logo um elemento de hostilidade.»

Simone de Beauvoir, O Segundo Sexo

Sem comentários: