sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Problemas de Q.I.

«Há circunstâncias em que o Q.I. é um problema», disse ela, quando faziamos uma pausa para o café.

«Como o Q.I. pode ser um problema?», perguntei.

«O 'Que Indica' é sempre um problema», disse ela. E com toda a razão.

O Q.I. associado ao 'Que Indica' parece-me ser uma expressão brasileira próxima da nossa expressão «Factor C». O Factor C ou o Q.I. são sempre um problema.

Mesmo quando as pessoas colocadas por indicação ou cunha numa determinada função sejam grandes profissionais, a verdade é que para quem chefia é muito difícil garantir a igualdade, e premiar apenas por mérito ou produtividade.

Desde que comecei a trabalhar que sinto isso. Não é que os profissionais recrutados por um processo normal sejam mal tratados, mas os amigos dos amigos, dos sobrinhos e dos tios são sempre mais bem tratados. Recebem melhores computadores, mesmo quando não distinguem o Windows Vista do Windows 7, têm direito a carro da empresa, e afins.

Sempre fui contratada por processos ditos normais de recrutamento. Não sei o que é estar do outro lado. E, honestamente, espero nunca saber.

3 comentários:

rfranco\\ disse...

cara amiga, tens toda a razão. mas deixa-me acrescentar um ponto que, para mim, é bem mais frustrante e incompreensível: o outro factor, o factor que se gera perante a mistura da incompatibilidade mental com a inteligência e as capacidades avançadas de malabarismo oral ou anal... sim, estou a falar do factor B, de burrice e de b (piii)... ok... é melhor não continuar por medo de represálias. quem não entendeu está desde já habilitado para concorrer segundo este factor! mas é verdade, para mim é bastante + difícil aceitar que há quem se empregue por recorrer a este factor. já agora aproveito para tentar explicar uma ou duas coisas aos que recorrem ao factor B: não, nunca serão sócios da empresa; não, ele não se vai divorciar ou abandonar os filhos para fugir com vocês para as caraíbas; e por último, sim, sim vão ter que engolir muita coisa.....

portaivos sempre mal ;)

L.Chatterley disse...

O segundo B a que te referes... é o B de Bobó?

rfranco\\ disse...

pois sim... é por aì...lol